sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Grand Béguinage (na Bélgica)

Béguinage, Bruges
Durante a idade média, as guerras e toda a violência vivida na época conduzia a uma elevada mortalidade masculina. As mulheres, algumas vezes poupadas, ficavam abandonadas e sem protecção. As comunidades religiosas tornaram-se espaços de segurança, onde mulheres viúvas ou solteiras viviam protegidas.

Nesta época as mulheres da nobreza tinham fundamentalmente duas opções, ou casavam ou iam para um convento. Devido à escassez de bons maridos, muitas delas eram enviadas para os conventos levando consigo elevados dotes. A procura da vida monástica aumentou mas a oferta não. Muitos conventos começaram a exigir elevadas quantias para a admissão de noviças.

Muitas das mulheres das classes trabalhadoras, quando ficavam viúvas ou solteiras, dedicavam-se a uma profissão. Se por um lado a sobrevivência ficava garantida, por outro as questões de segurança não ficavam resolvidas.

Na zona dos países baixos, com especial incidência na área que hoje forma a Bélgica apareceram as Beguinages. Comunidades de mulheres (as Beguines) que dedicavam a sua vida a Deus sem se retirarem do mundo. Não eram freiras, não viviam em locais isolados, muitas tinham trabalhos independentes. As comunidades foram crescendo e tornaram-se pequenas aldeias dentro (ou muito perto) de grande cidades.

Estas imagens são de duas Beguinages que conheci este verão nas minhas idas a Bruxelas. Uma em Lovaina e a outra em Bruges. A de Lovaina é muito grande, parece uma zona residencial dentro da cidade.

Béguinage, Lovaina

Béguinage, Lovaina

Béguinage, Lovaina

Béguinage, Lovaina

Béguinage, Lovaina
Béguinage, Lovaina


Sem comentários:

Enviar um comentário