quinta-feira, 1 de março de 2012

Pudim Flã



Um dos doces que mais gosto é o Pudim Flã. A receita que eu faço é simplicíssima e fica sempre bem. A minha receita tem imenso açúcar, mas é isso que lhe confere a textura cremosa que eu tanto gosto.

Pudim Flã

6 ovos inteiros
500g de açúcar (+ 4 colheres de sopa para o caramelo)
500 ml de leite
casca de limão

Eu começo por fazer o caramelo. Há quem use de compra, mas eu gosto mais de o fazer. Basta colocar a forma ao lume com as 4 colheres de açúcar e um pouco de (quase nada mesmo) de água. Depois é só deixar caramelizar. Quando está no ponto, coloco a forma em água fria para que o açúcar pare de queimar.
Numa taça bato os ovos com o açúcar. De seguida junto com cuidado para não cozer as gemas, o leite que entretanto ferveu com as cascas de limão.
O pudim coze na panela de pressão dentro da forma que deverá ter uma tampa. Eu habitualmente coloco um pano no fundo e  junto água que não chega a meio da forma. Deixo cozer talvez uma meia hora e desligo a panela. O pudim fica lá dentro até a panela estar fria. Se fizer à noite, já depois do jantar, só de manhã é  que abro a panela e o coloco no frigorífico.

Sem comentários:

Enviar um comentário